5 locais paradisíacos para você visitar quando vier para Japaratinga!
Procurando um roteiro paradisíaco e instagramável? Anota aí! ✨
25 de maio de 2020
O litoral de Alagoas é conhecido por ter as praias mais bonitas do Nordeste, com águas morninhas, cristalinas e calmas. Japaratinga é um super exemplo disso tudo. Além de ser um destino totalmente paradisíaco e rodeado de coqueirais, hospedando-se aqui, você pode conhecer praias incríveis e instagramáveis -até demais- por perto. Por ficar entre Maragogi e Porto de Pedras, existem muitas opções de destinos maravilhosos pra visitar em Japaratinga.
Se você tá planejando vir para Japaratinga nas suas férias, se prepara para essa lista com os 5 destinos que precisa incluir no roteiro:
CROA DE SÃO BENTO
É o destino mais próximo ao Japaratinga Lounge Resort, fica literalmente em frente ao resort, sendo 80 metros mar adentro. A Croa não é nada mais nada menos que um grande banco de areia com uma pequena barreira de corais, que começa em Maragogi e termina em Japaratinga. Esse trecho faz parte da área de preservação da Costa dos Corais e, por isso, seu acesso deve ser feito apenas de jangada, que dá um charme especial para o passeio, né? Em 10 minutinhos, você já chega nesse paraíso. ⛵️
O passeio pode ser contratado através de um jangadeiro local ou através dos parceiros do nosso resort. Tem uma duração média de 1 hora, dando tempo de sobra para aproveitar as águas mornas e cristalinas da Croa de São Bento e garantir umas fotos de dar inveja para postar nas redes sociais. Ah! Esse passeio não tem contraindicações, pode ir em casal, família, amigos, com crianças e idosos. E não precisa saber nadar pra aproveitar, beleza? ✌️
Um ponto muito importante para conseguir aproveitar esse destino da melhor forma possível: a Croa só aparece quando a maré está baixa, numa média de 0.0 até 0.6, dessa forma você até consegue ver alguns peixinhos nos corais. Então, antes de marcar sua viagem, dá uma conferida na tábua de marés do período!
Leia também: Praias paradisíacas no Brasil: encontre o destino que dá matech com as suas expectativas!
Embora seja muito pertinho da costa, nunca se arrisque a ir andando da praia até a Croa de São Bento. A maré sobe muito rápido e você pode não conseguir voltar. Mesmo pra quem sabe nadar, é muito perigoso. Lembre-se que, acima de tudo, sua segurança é o mais importante.
PISCINAS NATURAIS DE JAPARATINGA
Águas mornas, calmas, cristalinas e cheias de vidas: é assim que definimos as Piscinas Naturais de Japaratinga! Com certeza você vai se encantar com toda a beleza que a vida marinha tem, os amigáveis sargentinhos, que são os peixinhos anfitriões encontrados em maior quantidade por lá e corais não vão faltar no seu passeio. São menos conhecidas que as Galés de Maragogi, mas não perdem em nada. Inclusive se você prefere menos agitação, as de Japaratinga certamente podem ser sua melhor escolha.
Por ser uma piscina natural, também faz parte de uma área de conservação, então é importante atentar que não deve andar por cima dos corais ou se apoiar neles. Vale lembrar que esses corais são as casinhas de muitos animais marinhos. E além disso, por serem afiados, podem lhe machucar!
Fica a 15 minutos de distância saindo de catamarã daqui do resort e você pode contratar esse passeio diretamente na nossa Náutica. Esse tempo passa super rápido quando você se depara com a beleza ao seu redor, enquanto toma aquela cervejinha gelada ouvindo uma musiquinha gostosa para os ouvidos. O passeio dura cerca de 2 horas e é tempo suficiente para você desbravar tudo o que tem por lá, além de curtir as águas morninhas e as boas energias deste lugar incrível.
Chegando nas piscinas, você pode mergulhar com snorkel ou com cilindro e fazer fotos debaixo d’água -que geralmente são um sucesso no Instagram-, estes são serviços pagos à parte. E vale lembrar que todo mundo pode ir, viu? Por conta das diversas profundidades, não precisa saber nadar pra curtir isso tudo, ou seja, vai sem medo. Por ser um passeio que só dá para ser feito com a maré baixa, o ideal é estar entre 0.0 e 0.8, por exemplo, o nível da água não é alto e todo mundo aproveita.
SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
Anota essa frase: São Miguel dos Milagres vai conquistar seu coração! Em primeiro lugar, se você realmente gosta de destinos paradisíacos, certamente você achou o seu lugar dos sonhos. É um mix de belezas, com muitos quilômetros de praias, simplesmente, perfeitas e unidas pelos tons de verde dos mangues, coqueirais, lagoas de água doce e é claro, do mar! Fica no litoral Norte de Alagoas e é um dos destinos da Costa dos Corais, pertencente à Rota Ecológica no município de Porto de Pedras. Que é uma região muito rica em belezas naturais e, por isso, também faz parte de uma área de conservação.
Leia também: Onde visitar e o que fazer em Alagoas para uma viagem incrível?
Você pode conhecer desde suas piscinas naturais, como também, sua praia central. Uma enseada envolta em um vasto coqueiral, águas esverdeadas e mornas, com sua orla pontuada por currais de peixes e uma igrejinha lindinha, dando um toque fofíssimo ao cenário. ✨
São Miguel é a praia mais conhecida de Porto de Pedras, onde se pode encontrar bares, restaurantes e receptivos, com uma ampla estrutura. Dá pra aproveitar um dia inteirinho, sem nenhuma preocupação em relação a comida e banheiro, por exemplo. Além de um cenário lindo e super fotogênico, você vai encontrar uma igrejinha bem simpática, conhecida por ter sido onde aconteceu um grande casamento de figuras famosas. Outro charme especial, são as jangadas que trazem mais cor para o mar de São Miguel.
As piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, com certeza, vão ser um dos seus destinos favoritos! Suas águas em tons turquesa e super cristalinas, vão fazer você não querer mais ir embora. Portanto, para fazer esse passeio, você precisa contratar com algum jangadeiro local, valores e tempo de duração você combina diretamente com ele. Ah, da mesma forma que para aproveitar a Croa de São Bento e as Piscinas Naturais de Japaratinga, acima de tudo, você precisa atentar à maré, certo? ✨
Outra praia da região que chama muito a atenção dos turistas pelo seu coqueiral, seu mar super verdinho e calmaria, é a Praia do Toque. Essa praia é muito tranquila, sem movimentações, é pra quem realmente está buscando um sossego. Você não vai encontrar nenhum local para comprar comidas e bebidas por lá, então sinta-se livre para levar, mas depois disso, lembre-se de trazer todo seu lixo de volta, combinado?
A Região de São Miguel fica um pouquinho mais distante daqui o resort, cerca de 1 hora e 30 minutos por via terrestre e certamente você vai se arrepender de não conhecer. Para contratar um passeio para este destino paradisíaco, é só entrar em contato com um dos parceiros aqui mesmo no resort.
BARREIRAS DO BOQUEIRÃO
Sabe aquele tipo de lugar exótico que você quer tanto conhecer? Pronto, Barreiras do Boqueirão é o seu destino perfeito. É uma das 5 praias do município de Japaratinga e tem um clima super agradável. Suas águas são clarinhas, em certas épocas, ficam mais esverdeadas, em outras, mais azuladas. Na maré baixa, pequenas piscinas aparecem em meio às formações rochosas que têm por lá.
Por isso, também é importante organizar sua visita quando a maré estiver mais baixa. Além de ser ótima para ir em casal, certamente será um ótimo passeio em grupo de amigos e famílias. As crianças amam as piscininhas que se formam.
Seu nome é dado pelas enormes barreiras que compõem o visual exótico dessa praia, que inclusive, pode render fotos lindíssimas do seu passeio. A praia fica a 20 minutos de carro, saindo do Japaratinga Lounge Resort. Você pode contratar esse passeio com um dos nossos parceiros nos quiosques instalados aqui.
Possui uma pequena infraestrutura, não muito diversa, mas suficiente para receber turistas que querem passar o dia por lá. Com alguns bares e restaurantes que servem petiscos deliciosos, especialmente frutos do mar fresquinhos, pescados por locais. Por ser muito calma, é normal você não encontrar multidões por lá. Ou seja, pra quem está buscando tranquilidade e privacidade, Barreiras do Boqueirão é o destino certo.
PATACHO
Areias clarinhas, águas que parecem aquarela e muitos coqueiros compondo o seu visual, a Praia do Patacho. Como São Miguel dos Milagres, se encontra no município de Porto de Pedras. Como estamos falando de destinos paradisíacos, Patacho é quase deserta e perfeita para um dia bem sossegado curtindo a brisa do mar e o som das folhas dos coqueiros se movimentando. Por isso, é certamente aquele lugar perfeito para relaxar. O pôr do sol lá merece ser visto, sabe por quê? Nas fases de cheia e nova, a lua aparece no horizonte, ou seja, dá para observá-la nascer no mar, formando um cenário de filme pra quem assiste da areia.
A praia que também faz parte da Rota Ecológica, possui acesso bastante fácil e é pouquíssimo explorada. Você irá encontrar poucas barraquinhas e apenas um bar que, além de servir petiscos, serve algumas refeições. É aquele lugar pra você estender sua canga e sentir a natureza. Na maré baixa, o mar seca e forma um areal com piscinas em volta, ou seja, uma delícia.
Embora menores que as de Japaratinga e Maragogi, as piscinas naturais da Praia do Patacho são lindas. Na maré baixa você consegue chegar até algumas delas andando. Mas também existe a opção de contratar um passeio bem relaxante de jangada com algum jangadeiro local para conhecer as piscinas mais legais dessa região. ✨
A praia fica, em média, a 1 hora de distância saindo de carro daqui do resort. No caminho, tem um maravilhoso túnel verde, que faz sucesso entre os turistas e até quem mora na região não se acostumou com tamanha beleza. Ele é formado pela junção de copas de plantas em volta da estrada, realmente aquele lugar que merece uma parada rapidinha para fazer uma foto. Para visitar a praia do Patacho, você pode contratar o passeio com um dos parceiros no nosso resort.
BÔNUS: PORTO DE PEDRAS & ASSOCIAÇÃO PEIXE-BOI
Pra deixar seu roteiro ainda mais recheado de lugares paradisíacos e interessantes, adicionamos o município de Porto de Pedras. Que você já ouviu falar dele mais acima, lembra? É onde se localizam as famosas praias do Patacho e São Miguel dos Milagres. Porto de Pedras, vizinha de Japaratinga. Já foi uma pequena vila de pescadores e até hoje, carrega essa cultura. Com suas praias paradisíacas, a cidade é imperdível para quem quer curtir uma vibe mais tranquila e passeios que promovem aquele encontro especial com a natureza.
Um local que você não pode deixar de visitar quando estiver por aqui, é o Farol de Porto de Pedras. Possui 90 metros de altura e de lá você encontra um cenário surpreendente composto por praia, barreira de corais, o rio Manguaba e o município de Japaratinga.
Mas o que queríamos focar aqui, é em um passeio super interessante e diferente: visita à Associação Peixe-Boi. Foi fundada em 2009, no Povoado de Tatuamunha, resultado da união de guias comunitários locais que lutavam pela preservação dos peixes-bois que atualmente estão ameaçados de extinção. A associação trabalha com a educação ambiental em escolas da região em parceria com o ICMBio, levando estudantes e professoras para conhecer o peixe-boi em seu habitat, o manguezal. E, além disso, também recebe visitas de turistas de todo o Brasil e de vários lugares do mundo para conhecer esses mamíferos super dóceis em questão.
O passeio, que dura por volta de 45 minutos, chama atenção de todos os públicos, de criança a idosos. Todos ficam encantados com a riqueza de informações que recebem desses animais, enquanto apreciam o cenário. Acima de tudo, é importante termos em mente que se trata de um turismo de observação. A excursão é feita de jangada -levando no máximo 7 pessoas por vez- e tem como percurso um trecho do Rio Tatuamunha, lar do projeto, com algumas paradas nos viveiros dos peixes-bois e em algumas clareiras em meio ao mangue, que são locais onde a espécie costuma acasalar e dar luz aos seus filhotinhos, em resumo.
Os jangadeiros e os guias são pessoas da própria comunidade de Porto de Pedras e o projeto, além de auxiliar na educação e conservação ambiental, gera renda para os locais, ajudando cerca de 50 famílias da região. Lembrando que, como é um turismo de observação, o passeio permite uma interação mínima, então o máximo que pode-se fazer é se aproximar dos animais na jangada. Alguns podem aparecer e chegar bem pertinho da embarcação, mas tocar não é permitido. Em alguns casos, alguns deles, até se debruçam sobre a jangada, sendo algum episódio mais raro, por exemplo.
Saindo daqui do Japaratinga Lounge Resort de carro, você chega na Associação Peixe-Boi em 1 hora. Pode contratar esse serviço de transfer com um dos nossos parceiros. Os preços e horários, devem ser acordados diretamente com eles.
⚠️ Pontos importantes para nada dar errado com a sua visita:
- – É necessário o agendamento antecipado do seu passeio, você pode encontrar as informações de contato clicando aqui e indo para site da associação;
- – O horário de funcionado: 8h30 às 16h, todos os dias. Os passeios iniciam às 10h da manhã e apenas uma quantidade limitada de jangadas é autorizada a fazer o trajeto por dia. O ideal é chegar cedo para garantir sua vaga.
E aí, curtiu?
Comenta aqui qual foi o seu lugar favorito!
Agora você já tem muitas informações sobre os lugares que precisam estar no seu roteiro de viagem, quando vier para Japaratinga!
Compartilha com quem vem com você e clica aqui pra garantir sua vaga no Japaratinga Lounge Resort! ✨